A pequena Alice e as
Palavras Difíceis. É de suma importância que os pais ao identificar essa peculiaridade no seu filho que ele estimule para não perder essa facilidade que a criança tem em aprender, o presente estímulo ajudara a criança no processo de construção do saber, fomenta e aguça a curiosidade deles.
Os saberes culturais, entendemos como os produzidos nas práticas sociais e culturais e que refletem formas de viver, pensar e compreender o mundo, valores, imaginários e representações. Eles são diversas multi referenciais e construídos por magmas de significações, de relações, de conteúdos e práticas culturais.(Oliveira, 2016,p. 23-24).
São esses saberes que já temos essa apropriação, que são produzidos dentro do espaço onde fomos ou somos inseridos, como a Alice, com um saber que esta sendo construído com o seu grupo, a qual são os seus pais, o sujeito, por exemplo, que é de uma comunidade indígena ele ira se apropriar dos saberes e cultura do seu povo, inclusive da linguagem, o cuidado com a terra, o sol, as plantas, etc., são esses sabres que formam a teoria do conhecimento.
Dentre isso temos o inatismo e o priorismo ou empirismo, dentro desses perfis para a minha breve analise ela se encaixaria em interacionismo, onde se faz relação entre o sujeito e objeto, pois quando a mãe oferece um objeto para ela, ela vai aprendendo através dos objetos. Os estímulos são essências para um aprendizado significativo, isso é muito claro após o vídeo da Alice com a sua família, o ambiente, o espaço onde esse ser está inserido faz uma enorme diferença. Além disso, dentro desse campo epistemológico o conhecimento não é armazenado diretamente pelo sujeito: a ideia principal é que uma atividade nova tenha, através de quem aprende no caso da Alice, que organize e integre os novos conhecimentos que são existentes, mas para isso esse objeto tem que ser transformado, lapidando ele dentro da sua particularidade.
Diante ainda das discussões em sala de aula, falamos sobre Epistemologia e Educação, da autora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Segundo ela: “epistemologia é uma disciplina filosófica que reflete criticamente sobre o conhecimento científico”. Além disso, sobre a teoria do conhecimento ela afirma: “A teoria do conhecimento é uma teoria, isto é, uma explicação ou interpretação filosófica do conhecimento humano” (2016, p.18-19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário