quarta-feira, 16 de agosto de 2023

caso em análise VI: Diversidade de abordagens epistêmicas

 

Este caso em análise tem por objetivo demonstrar outras formas de ensino, como o ensino bancário, criticada pelo Paulo Freire, e o ensino mecânico, que não se adequa ao século XXI. O reinventar, dentro da educação informal e formal, como trazer a comunidade e os alunos mais próximos com a educação deles, pois eles mesmos, tem que se preocupar com o que está sendo trago para os mesmos, e como eles estão absorvendo esse conhecimento. No texto sobre Teoria do Conhecimento e Epistemologia em Educação do autor Alexsandro M. Medeiros ele diz:

A educação, informal ou formal, tem como matéria-prima o conhecimento. Em outras palavras, aprender ou ensinar é lidar, necessariamente, com o conhecimento. Dentro desta perspectiva, promover um espaço de reflexão sobre a relação entre a teoria do conhecimento, a epistemologia (sobre a epistemologia, veja mais em: Pesquisa Social e Epistemologia) e processos de ensino e aprendizagem torna-se relevante para qualquer projeto que vise à transformação do processo educativo. (Alexandre M. Medeiros. Pg.: 1,2)

O video A Pedagogia da Periferia e o texto Teoria do Conhecimento e Epistemologia em educação do Alexandre Medeiros, traz essa abordagem, para refletirmos como construímos o nosso conhecimento, como podemos avançar os nossos estudos, o vídeo a pedagogia da periferia traz essa pegada de um espaço para viver em sociedade, onde existem tantas regiões periféricas do Brasil, e milhares de pessoas, habitam esses lugares, "pedagogia da cidade", onde o narrador do vídeo diz: "que a pedagogia da cidade é ocupada por uma diversidade de pessoas", mais adiante, ele traz uma reflexão sobre o papel da mulher e das crianças acerca da história da cidade, pois pouco é se falado, nem nos livros, mas dentre essa perspectiva, está entrelaçado nos saberes da sociedade. Vários movimentos e falas importantes de filósofos da história, dentro do espaço público. O conceito de favela, é resumida por um local, perigoso, lugar de bandido, gerando medo, mas podemos salientar, que são nas favelas, temos uma diversidade cultural, econômico, além de ensino informal, pois a comunidade traz movimentos é pautas acerca da sociedade é o ensino público. Os olhares são voltados para as periferias negativada, mas dentro de diversas comunidades como a rocinha com um projeto Fala Rocinha "Rocinha Comunity School", administrada pelo Paul, uma ONG de ensino que oferece cursos de idiomas gratuitos para toda a população da comunidade, esse projeto faz parte do mapa cultural da Rocinha.

A pedagogia freiriana coloca com muito exito o video Maior periferia do Brasil se torna referência em educação, pois Freire já coloca isso com maior maestria, valorizando a interação coletiva, o diálogo e o movimento característico do processo ensino-aprendizagem (Freire, 1987). Traz um novo olhar para melhor pensar, que estimulam a pensar autoridades morais e posições hierárquicas definitivas que teriam a competência exclusiva de ensinar, segundo o que pregam algumas correntes pedagógicas liberais conservadoras.

Um projeto, com uma finalidade entusiástica, mãe do aluno da escola, diretor da escola, professores e toda comunidade escolar, abraçam o projeto, “os muros da escola”,   derrubaram os muros que a cercava, isso se deu logo após os computadores da escola serem roubados, o ex-diretor Braz Rodrigues, resolveu fazer com que a Escola Municipal Campos Sales, e comunidade tivessem parceria, cujos muros que tinham uma visão de não serem bem-vindos naquele local.  Nessa retirada do muro, podemos ter outra visão do que é ser uma escola, ao trazer a comunidade para dentro da escola, a retirada das paredes, se torna um projeto educacional, trazendo outras perspectivas para aquela comunidade, podemos fazer uma comparação nesse ensino como a escola da ponte. Derrubando o ensino formal, centrado em um ensino mecanizado; quando a escola campos Sales se torna uma instituição da própria comunidade, onde reproduz conhecimento local, onde começam a refletir sobre o seu território, o seu local no qual era visto como um bairro perigoso, aquele território, tem uma mudança a partir das transformações educacionais. A educação é transformação, ela precisa se transforma diante da sua necessidade de comunicação.















Referencias: 
















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