Este caso em análise tem por objetivo demonstrar outras formas de ensino,
como o ensino bancário, criticada pelo Paulo Freire, e o ensino mecânico, que
não se adequa ao século XXI. O reinventar, dentro da educação informal e
formal, como trazer a comunidade e os alunos mais próximos com a educação
deles, pois eles mesmos, tem que se preocupar com o que está sendo trago para
os mesmos, e como eles estão absorvendo esse conhecimento. No texto sobre
Teoria do Conhecimento e Epistemologia em Educação do autor Alexsandro M.
Medeiros ele diz:
A educação, informal ou formal, tem como matéria-prima o conhecimento. Em outras palavras, aprender ou ensinar é lidar, necessariamente, com o conhecimento. Dentro desta perspectiva, promover um espaço de reflexão sobre a relação entre a teoria do conhecimento, a epistemologia (sobre a epistemologia, veja mais em: Pesquisa Social e Epistemologia) e processos de ensino e aprendizagem torna-se relevante para qualquer projeto que vise à transformação do processo educativo. (Alexandre M. Medeiros. Pg.: 1,2)
A pedagogia freiriana coloca com muito exito o video Maior periferia do Brasil se torna referência em educação, pois Freire já coloca isso com maior maestria, valorizando a interação coletiva, o diálogo e o movimento característico do processo ensino-aprendizagem (Freire, 1987). Traz um novo olhar para melhor pensar, que estimulam a pensar autoridades morais e posições hierárquicas definitivas que teriam a competência exclusiva de ensinar, segundo o que pregam algumas correntes pedagógicas liberais conservadoras.
Um projeto, com uma finalidade entusiástica, mãe do aluno da escola, diretor da escola,
professores e toda comunidade escolar, abraçam o projeto, “os muros da escola”,
derrubaram
os muros que a cercava, isso se deu logo após os computadores da escola serem
roubados, o ex-diretor Braz Rodrigues, resolveu fazer com que a Escola
Municipal Campos Sales, e comunidade tivessem parceria, cujos muros que tinham
uma visão de não serem bem-vindos naquele local. Nessa retirada do muro, podemos ter outra
visão do que é ser uma escola, ao trazer a comunidade para dentro da escola, a
retirada das paredes, se torna um projeto educacional, trazendo outras perspectivas
para aquela comunidade, podemos fazer uma comparação nesse ensino como a escola
da ponte. Derrubando o ensino formal, centrado em um ensino mecanizado; quando
a escola campos Sales se torna uma instituição da própria comunidade, onde reproduz
conhecimento local, onde começam a refletir sobre o seu território, o seu local
no qual era visto como um bairro perigoso, aquele território, tem uma mudança a
partir das transformações educacionais. A educação é transformação, ela precisa
se transforma diante da sua necessidade de comunicação.
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